Gilmar Mendes consulta AGU e PGR sobre Ednaldo na CBF

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestem, no prazo de cinco dias, sobre o pedido de Ednaldo Rodrigues para retornar à presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A decisão ocorre após o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) afastar Ednaldo e toda a diretoria da entidade, em meio a suspeitas de falsificação de assinatura em um acordo que havia sido homologado pelo STF e que assegurava a permanência de Ednaldo no cargo.

gilmar mendes consulta agu e pgr sobre ednaldo na cbfMinistro Gilmar Mendes suspendeu nesta segunda-feira (14/4) ações sobre contratos de trabalho como Pessoa Jurídica (Divulgação: Supremo Tribunal Federal)

Veja as fotos

Ednaldo Rodrigues espionava funcionários através de câmeras de segurança escondidas na sede da CBF

Ednaldo Rodrigues fez uma retrospectiva sobre 2024 em reunião com presidentes de federações

Tem coisa!: Senador cobra Ednaldo e aponta para denúncias que abalam a CBF

A era das polêmicas na CBF: os bastidores turbulentos da gestão Ednaldo Rodrigues

Acordo no STF garante estabilidade de Ednaldo Rodrigues na presidência da CBF até 2026

O afastamento de Ednaldo foi motivado por indícios de que a assinatura do então vice-presidente da CBF, Antônio Carlos Nunes de Lima, conhecido como Coronel Nunes, teria sido falsificada em um documento que validava a reeleição de Ednaldo. Laudo grafotécnico apontou divergências na assinatura, e a defesa de Nunes alegou que ele estava incapacitado para assinar documentos desde 2018, devido a um diagnóstico de câncer cerebral.

Em resposta à decisão do TJ-RJ, Ednaldo recorreu ao STF, solicitando a suspensão da convocação de novas eleições e a reversão de seu afastamento. No entanto, Gilmar Mendes optou por ouvir as manifestações da AGU, da PGR, do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e do Ministério Público do Rio de Janeiro antes de tomar uma decisão sobre o caso.

Enquanto isso, Fernando Sarney, vice-presidente da CBF e nomeado interventor pela Justiça, convocou novas eleições para o próximo domingo, 25 de maio. O presidente da Federação Roraimense de Futebol, Samir Xaud, já protocolou sua candidatura, contando com o apoio de 25 federações estaduais e dez clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro.

A situação atual representa mais um capítulo nas disputas judiciais envolvendo a presidência da CBF. Em dezembro de 2023, Ednaldo havia sido afastado do cargo, mas retornou em janeiro de 2024 por decisão de Gilmar Mendes, que considerou a intervenção judicial uma ameaça à autonomia do futebol brasileiro e ao risco de sanções por parte da FIFA.

Fique por dentro!

Para se manter atualizado sobre o universo das celebridades e do entretenimento, siga @canaldosfamosos no Instagram.

Estamos também no WhatsApp! Receba as últimas notícias e conteúdos exclusivos diretamente no seu celular.

Tags: CBF, Ednaldo Rodrigues, Gilmar Mendes

Mais populares

Ex de Davi se manifesta após acusações e promete tomar medidas: Irresponsável

Dynho Alves se pronuncia após Mirella beijar influenciadora no Rancho do Maia

Mesmo negociando com a Record, Boninho poderá ter trabalhos no SBT

Confusão nos bastidores: Narcisa e Inês Brasil ameaçam quadro fixo no Lady Night

Bruna Marquezine e o ex, João Guilherme, se reencontram em show de Marina Sena

© 2025 Todos os direitos reservados

Termos de uso | Política de privacidade | Sobre | Fale com o portal Leo Dias

você pode gostar também