Autoridades brasileiras lamentam morte do Papa Francisco
O legado do Papa Francisco está sendo homenageado por líderes religiosos, autoridades políticas e fiéis em todo o mundo. Nesta segunda-feira, 21 de abril de 2025, autoridades brasileiras expressaram seu pesar pela morte do pontífice, que faleceu aos 88 anos, às 7h35 (horário do Vaticano). O anúncio foi feito pelo cardeal Kevin Farrell através das redes sociais do Vaticano.
O presidente Lula prestou suas homenagens ao Papa, decretando sete dias de luto no Brasil. Em suas redes sociais, ele relembrou os encontros que teve com o líder da Igreja Católica e destacou a importância de sua mensagem de amor e solidariedade.

Veja as mensagens de autoridades brasileiras
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da república
A humanidade perde hoje uma voz de respeito e acolhimento ao próximo. O Papa Francisco viveu e propagou em seu dia a dia o amor, a tolerância e a solidariedade que são a base dos ensinamentos cristãos. Que Deus conforte os que hoje, em todos os lugares do mundo, sofrem a dor dessa enorme perda. Em sua memória e em homenagem à sua obra, decreto luto de sete dias no Brasil.
Jair Bolsonaro, ex-presidente da República
O mundo e os católicos se despedem daquele que ocupava uma das figuras mais simbólicas da fé cristã: o Papa. Sua partida nos convida à reflexão e à renovação da fé.
Flávio Dino, ministro do Supremo Tribunal Federal
O Papa Francisco integra, com destaque eterno, a história da nossa Igreja Católica. Ele sempre buscou promover um amor que ultrapassa as barreiras da geografia e do espaço.
Davi Alcolumbre, presidente do Senado (União-AP)
É com profunda tristeza que recebo a notícia do falecimento de Sua Santidade, o Papa Francisco. Neste momento de luto, o Congresso Nacional do Brasil une-se em solidariedade à comunidade católica em todo o mundo.
Hugo Motta, presidente da Câmara (Republicanos-PB)
Francisco foi o símbolo do diálogo, do acolhimento, da compreensão e, principalmente, da inclusão. Um líder que ficará na história pela força dos seus gestos.
Gleisi Hoffmann, ministra de Relações Institucionais
Liderou a Igreja com coragem, humildade e amor pelos que mais sofrem. Seus ensinamentos e posições permanecerão entre nós.
Rui Costa, ministro da Casa Civil
Hoje, todo o mundo chora a morte do Papa Francisco. Que seja eterna sua memória e contribuição para um mundo mais justo e fraterno.
Camilo Santana, ministro da Educação
Obrigado por tanto, Papa Francisco. Que Deus te receba em sua infinita misericórdia.
Fernando Haddad, ministro da Fazenda
O Papa que apontou um caminho para uma sociedade mais tolerante, justa, fraterna e solidária. Deixa um valoroso exemplo de vida.
Luciana Santos, ministra de Ciência e Tecnologia
Lamentamos a perda do Papa Francisco, que trouxe uma mensagem de simplicidade e defesa dos mais humildes.
Alexandre Padilha, ministro da Saúde
Papa Francisco, luz eterna. Sua voz sempre foi um defensor do acesso gratuito à saúde. Descanse em paz, Papa Francisco.
Fique por dentro!
Para se manter atualizado sobre o universo dos famosos e do entretenimento, siga @canaldosfamosos no Instagram. Esteja sempre informado sobre as últimas notícias e conteúdos exclusivos!
Agora também estamos no WhatsApp! Receba em primeira mão todas as notícias e atualizações que você não pode perder.