Bagagem de passageiro da China apreendida com mau cheiro
No último sábado, um passageiro vindo da China teve sua bagagem apreendida no Terminal 3 do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, devido a um odor insuportável. A Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) atuou rapidamente, apreendendo todos os itens, que representavam riscos de doenças exóticas, desequilíbrio ecológico, bactérias e parasitas.
O mau cheiro era tão forte que os passageiros ao redor precisaram tapar o nariz enquanto o homem se aproximava com suas caixas de isopor. A inspeção revelou a causa do odor: 57 quilos de frutos do mar armazenados de maneira inadequada, incluindo 21 caranguejos vivos, peixes, mariscos e lulas.

Conteúdo exótico e riscos sanitários
Esse passageiro chegou da China com várias caixas de isopor, e à medida que se aproximava, todos tapavam o nariz devido ao cheiro forte. Ao chegarmos à nossa bancada, encontramos peixes em estado avançado de deterioração. Em uma das caixas, que tinha furos, ouvimos barulhos e, ao abrir, encontramos 21 caranguejos ainda vivos. Ele trouxe esses itens com finalidade comercial, informou a fiscalização.
O órgão de fiscalização destacou a gravidade da situação: Entre os 57 quilos, havia 21 caranguejos, peixes, lagostins, mariscos e lulas. Todos foram apreendidos devido ao risco sanitário. Doenças exóticas, como o vírus da Síndrome da Mancha Branca e a doença da Cabeça Amarela, são preocupações reais.
Além disso, os riscos incluem contaminação bacteriana e parasitária, com a presença de salmonela e listeria. A degradação física e química ocorreu por conta do transporte inadequado, sem refrigeração, em embalagens impróprias. O risco ambiental também é significativo, já que a fuga dos animais vivos ou seu descarte poderia causar um desequilíbrio ecológico. Os caranguejos apreendidos foram encaminhados para um freezer, onde passarão por eutanásia, enquanto os outros animais serão incinerados.
Fique por dentro!
Para se manter atualizado sobre as últimas notícias e eventos, siga @canaldosfamosos no Instagram. Agora também estamos no WhatsApp! Receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.