PSOL promove roda de samba em protesto contra cassação de Glauber Braga

O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) enfrenta uma situação delicada após a Comissão de Ética da Câmara dos Deputados recomendar a cassação de seu mandato. A decisão, que ocorreu por 13 votos a 5, foi motivada por um episódio de agressão física contra um membro do Movimento Brasil Livre (MBL) em 2024. Para protestar contra essa possível cassação, o diretório do PSOL no Distrito Federal organizou uma roda de samba.

Em convites divulgados nas redes sociais, o PSOL-DF convidou militantes a comparecer ao evento no Anexo 2 da Câmara na noite de segunda-feira (14/4), incentivando a participação com a mensagem: Leve seu instrumento! Faça coro com a sua voz. O evento contou com a presença de apoiadores de Glauber Braga, que, em greve de fome, não participou do evento.

Durante a roda de samba, um vídeo nas redes sociais mostrou os apoiadores de Braga tocando a música A Batucada dos Nossos Tantãs, famosa pelo grupo de samba carioca Fundo de Quintal.

psol promove roda de samba em protesto contra cassacao de glauber bragaGlauber Braga teve “roda de samba” em protesto contra a cassação de seu mandato (Glauber Braga teve “roda de samba” em protesto contra a cassação de seu mandato/Reprodução )

Possível cassação de Glauber Braga (PSOL-RJ)

Glauber Braga se envolveu em uma confusão com o ativista do MBL, Gabriel Costanero, durante um protesto em 2024. O deputado foi acusado de agredi-lo fisicamente após uma troca de ofensas. Na ocasião, Glauber defendeu suas ações alegando que Costanero tinha um histórico de violência doméstica e já havia ameaçado um militante de seu partido. Ele afirmou: Esse sujeito do MBL tem histórico de agressão a mulheres. Não me arrependo de nada do que fiz! Não vou recuar para fascista de MBL.

A denúncia resultou na recomendação de cassação do mandato por parte da comissão, e ainda não há data marcada para a votação no plenário. Caso a cassação ocorra, será a primeira vez que a Câmara dos Deputados retira um mandato de um deputado federal por agressão física desde a redemocratização. Historicamente, a maioria das cassações foi relacionada a corrupção e assassinatos.

Em contraste, o deputado federal Delegado Da Cunha (PP-SP) escapou da cassação após ser acusado de violência doméstica. O deputado Paulo Magalhães (PSD-BA), que elaborou o relatório recomendando a cassação de Glauber, também possui um histórico de agressão, mas não perdeu seu mandato.

Fique por dentro!

Para ficar atualizado sobre o universo político e as novidades do entretenimento, siga @canaldosfamosos no Instagram. Esteja sempre por dentro das últimas informações e histórias que envolvem figuras públicas e suas polêmicas.

Compartilhe este conteúdo com amigos e familiares para que mais pessoas conheçam os desdobramentos e a luta de Glauber Braga em relação à sua situação na Câmara.

você pode gostar também