Imposto sobre compras internacionais aumenta em 10 estados

A partir desta terça-feira (1º/04), dez estados brasileiros vão aumentar os impostos sobre compras internacionais. Essa decisão impactará o bolso dos consumidores que costumam optar por essa modalidade de aquisição. Em 2024, mais de 187 milhões de mercadorias internacionais foram entregues no Brasil.

A mudança na alíquota do ICMS, que passará de 17% para 20% em compras internacionais com valor até US$ 50, foi decidida em dezembro do ano passado. Os estados afetados por essa alteração são Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima e Sergipe. Nos demais estados, a alíquota permanece em 17%.

imposto sobre compras internacionais aumenta em 10 estados (Reprodução )

Motivos para a alteração

De acordo com o Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, a medida visa proteger a competitividade da indústria nacional e garantir a manutenção de empregos, alinhando a tributação de produtos importados com aqueles fabricados no Brasil. Segundo a regra da Receita Federal, as compras internacionais são taxadas em 60% de imposto de importação, mas para produtos adquiridos por até US$ 50 em sites que participam do programa Remessa Conforme, a alíquota é reduzida para 20%. Os compradores podem verificar a lista de empresas participantes no site da Receita Federal. Após a aplicação dessa taxa, ainda será cobrado o imposto estadual.

Fique por dentro!

Para se manter atualizado sobre tudo que acontece no universo das celebridades e do entretenimento, siga @canaldosfamosos no Instagram. Além disso, também estamos no WhatsApp! Ao se inscrever, você receberá todas as novidades e conteúdos exclusivos em primeira mão.

você pode gostar também