Saúde imuniza oito mil pessoas contra a febre amarela em Caraguatatuba

Em três dias de campanha de vacinação contra a febre amarela, oito mil pessoas foram imunizadas em Caraguatatuba. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município estão trabalhando com senhas ilimitadas para a aplicação da vacina.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Helienne Santos, o número de imunizados até o momento é baixo, mas alguns fatores são determinantes para isso.

“Desde o início da campanha choveu muito na cidade, então as pessoas estão deixando para procurar as unidades em outro momento. Além disso, muitas pessoas foram imunizadas antes da campanha. Em breve o número de imunizados deve aumentar”, afirmou a coordenadora.

O secretário de Saúde, Amauri Toledo falou sobre o esquema de vacinação implantado pela Secretaria de Saúde. “São 200 profissionais envolvidos nesta campanha e nossa meta é imunizar no mínimo 95% da população. Mas deixo um alerta. Não é necessário ter pânico. A campanha segue até dia 17 de fevereiro”, afirmou Toledo.

Será realizado também o Dia D da campanha de vacinação. As Unidades de Saúde de Caraguatatuba abrirão nos sábados (dias 3 e 17 de fevereiro). Além disso, alguns pontos específicos da cidade, onde existe grande movimentação de pessoas, receberá postos para a aplicação da vacina.

Caraguatatuba não apresentou nenhum caso da febre amarela em sua forma silvestre (transmitida pelos mosquitos Haemagogus ou Sabethes, que vivem em área florestal), desde o início do surto no Brasil. Já a versão urbana da doença, não é notificada no país desde 1942.

Como a vacina funciona?

Quando aplicada em um paciente com sistema imunológico sadio, a vacina irá provocar as células de defesa para que criem anticorpos contra a febre amarela. Isso significa que esse paciente, ao ser eventualmente picado por um mosquito infectado, terá os anticorpos necessários para combater o vírus.

Confira os locais de aplicação da vacina contra a febre amarela

De segunda à sexta-feira, das 7h30 às 19h e nos mutirões de sábado dos dias 3 e 17, das 8h às 17h

UBS do Perequê Mirim

UBS do Porto Novo

UBS do Morro do Algodão

UBS do Tinga

UBS do Jaraguazinho

UBS do Casa Branca/ Olaria

UBS do Jetuba

UBS do Massaguaçu

Centro de Especialidades Médicas (CEM)

Nos mutirões de sábado dos dias 3 e 17, das 8h às 17h

UBS do Tabatinga

Residencial Pegorelli

Residencial Nova Caraguá I (Jetuba)

Centro Cultural Comunitário Travessão

Centro Cultural Poiares

Escola Municipal Honorina Pacheco (Rio do Ouro)

Museu de Artes e Cultura (Centro)

Fonte: Prefeitura de Caraguá

Foto: Luis Gava/PMC

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: