São Sebastião: Operação Verão registra baixa de roubos, furtos e demais índices

A Operação Verão em São Sebastião, realizada pela Polícia Militar (PM) com o apoio da Prefeitura Municipal, tem sido muito positiva, tendo registrado queda de 33% de roubos e 39% de furtos. Todos os demais índices estão em queda também.

A Operação, que teve início em 20 de dezembro de 2017 e termina no dia 16 de fevereiro, conta com o reforço do efetivo da PM, que vem atuando com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar Ambiental, Centro de Operações Integradas (COI), Secretaria de Segurança (SEGUR), Assistência Social, e outros setores da Prefeitura.

Segundo o capitão da PM em São Sebastião, Eduardo Gonsales, são inúmeras as partições que são responsáveis por ações mais preventivas do que ações de polícia, como a Fiscalização Tributária, quando faz fiscalização em comércios irregulares, que geralmente são redutos de criminalidade, e de situações de vulnerabilidade de crianças e adolescentes; além da Vigilância Sanitária. “Segurança pública não é polícia. Temos o apoio integral do secretário de Segurança, José Roberto Lara, do comandante da GCM, Edgard Celestino, e do diretor do COI, Jean Washington. Tudo isso ajuda a PM a resolver problemas”, disse o capitão.

“O trabalho de inteligência feito no COI, desenvolvido pela prefeitura, tem dado resultados extremamente positivos”, comentou o secretário Lara.

Segundo informações da PM, levando-se em consideração o ano de 2016 comparado com 2017, houve redução do número de roubos, furtos, furtos de veículos e homicídios no município.

O número de roubos (quando algo é subtraído mediante violência ou grave ameaça à pessoa) diminuiu em 27,1%. Foram 395 roubos em 2016 e 288 em 2017.

Os furtos (quando algo é subtraído sem violência contra pessoa) foram reduzidos em 17,4%. Foram 1.307 em 2016 e 1.079 em 2017.

Foi registrada também redução do número de furtos de veículos em 16,6%. Foram 72 em 2016 e 60 em 2017.

O número de homicídios baixou de 16 para 15. Segundo a PM, esse não é um percentual relevante, mas é importante destacar que serão intensificadas as ações principalmente em bares periféricos.

De acordo com o capitão da PM, os investimentos da prefeitura em tecnologias, como a implantação de radares inteligentes, também ajuda muito no esclarecimento de crimes. “São Sebastião hoje atingiu marcas históricas em termos de números. Tínhamos uma média de 30 roubos por mês. Queremos que o cidadão se sinta seguro”, ressaltou Gonsales.

Para o comandante da GCM, a Operação é de grande valia, tendo em vista que a cidade triplica ou até quadriplica na temporada. “O aumento do efetivo contribui muito para ajudar a gente”.

Fonte: Prefeitura de São Sebastião

Foto: Celso Moraes

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: