Presépio confeccionado com garrafas pet vence concurso da Fundacc

A obra ‘É Natal’, da artista plástica Marisa Di Giaimo72 anos, foi a vencedora do 1º Concurso de Presépios promovido pela Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba. Utilizando garrafas pets, fogo água e sua criatividade, ela criou um presépio que cativou o público e os jurados e conseguiu 175 pontos. A segunda colocação ficou para o trabalho ‘Negro Anjo’, de Leonardo Albachiare, que obteve 139 votos.

A artista vencedora conta que vinha trabalhando com o contorno das garrafas pets e quando soube do concurso quis fazer algo especial. “Já há algum tempo dava forma de pessoas usando o fogo e as mãos e fiz o presépio usando garrafas um pouco maior”. Para dar o toque final, Marisa ainda usou água aquarelada que permitiu dar cor às personagens. O efeito encantou o bispo diocesano de Caraguatatuba, Dom José Carlos Chacorowski, que fez questão de visitar a Exposição de Presépios que fica até o dia 6 de janeiro no MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba, Dia dos Santos Reis, com uma apresentação especial da Companhia de Folia de Reis da cidade.

Para a presidente da Fundacc, Silmara Mattiazzo, o objetivo do concurso foi fomentar e preservar a cultura e a memória das tradições religiosas populares do Natal, além de incentivar a criatividade nas técnicas artesanais, tendo o envolvimento da comunidade local em atividades culturais. “Com certeza teremos mais concurso no próximo ano”. Os presépios participantes passam a fazer parte da Reserva Técnica do MACC e compõem a exposição que recebeu presépios de várias partes do mundo como Alemanha, Japão, Itália, Paraguai, Panamá, Equador e Brasil. Eles foram emprestados pelo Seminário Franciscano Frei Galvão, de Guaratinguetá.

Fonte: Fundacc (Foto: JC Curtis / Fundacc)

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: