Caraguá promove ação em alusão ao Dia Mundial de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa

Para marcar o Dia Mundial de Combate à Violência contra o Idoso, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 15 de junho, a secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), o Conselho Municipal de Defesa do Idoso e o Instituto Lucas Amoroso (gestor do CIAPI) promoverão um encontro de conscientização voltado aos idosos, familiares, profissionais da área. A ação é aberta à comunidade.

O evento começa a partir das 8h, na sede do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI), no Jardim Jaqueira. Serão promovidas atividades como dinâmicas e roda de conversa sobre as várias formas de manifestação da violência no cotidiano, que são ações ou omissões que prejudiquem a integridade física e emocional do idoso, o exercício da cidadania e do seu papel social.

De acordo com Ivy Malerba, secretária da Sepedi, é necessário ajudar o idoso a reconhecer que está sofrendo algum tipo de violência e alertá-lo a denunciar. “Muitos sofrem calados ou acham normal certas situações feitas por pessoas, onde deveria haver uma relação de confiança. Por exemplo, alguém usar seu cartão de benefício sem consentimento”, afirma.

Outra ação paralela fundamental, segundo a secretária, é o fortalecimento da rede de atendimento municipal, que envolve as secretarias Sepedi, Saúde, Desenvolvimento Social e Cidadania; Conselho do Idoso; promotoria; delegacias; entre outros, que é prestar atendimento eficaz diante das denúncias de violência, que vão desde a escuta, incentivo ao registro do Boletim de Ocorrência, até o suporte psicossocial e acompanhamento junto às famílias.

Encontros entre estes diferentes órgãos tem ocorrido neste mês, visando o estreitamento do fluxograma de atendimento aos idosos vítimas de violência.

Além do encontro no Ciapi, outras ações serão realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e do social para alertar a comunidade, além da distribuição de cartilha informativa.

Denúncias / Orgãos de Defesa e Atendimento ao Idoso

Disque 100

Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso –conselho.idoso@caraguatatuba.sp.gov.br  . Tel. 3886-3072

Centro de Referência de Assistência Social (CREAS) – Avenida Vereador Aristides Anízio dos Santos, 344, Indaiá. Tel. 3897-7075

Ministério Público/Promotoria da Cidadania – Rua Engenheiro João Fonseca, 48, Centro. Tel. 3882-1099

Delegacia de Caraguatatuba/Delegacia da Mulher – Avenida Maranhão, 341, Jardim Primavera. Tel. 3882-3388 ou 3882-3242

Defensoria Pública – Avenida Alagoas 390 Indaiá. Tel. 3883-2917

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) – Avenida Maranhão, 421, Jardim Primavera. Tel. 3897-2112

Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso – Avenida Jorge Burihan, 10, Jardim Jaqueira. Tel. 3886-3050 ou 0800-7747055

Fonte: Prefeitura de Caraguá

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: