Guarda Civil Municipal apreende segundo veículo clonado em menos de um mês em São Sebastião

A Guarda Civil Municipal (GCM) de São Sebastião apreendeu, na tarde de terça-feira (21/11), um veículo Ford Fiesta clonado no bairro de São Francisco, região central do município. Em menos de um mês, este é o segundo veículo dublê apreendido pela GCM.

A ação aconteceu em parceria com o Centro de Operações Integradas (COI), que foi quem identificou através das câmeras de monitoramento a irregularidade no veículo. De acordo com os agentes, o veículo original é da cidade de Rio das Pedras, interior de São Paulo.

O número de emplacamento do Ford Fiesta estava cadastrada no sistema de buscas do COI, uma vez que um boletim de ocorrência havia sido efetuado no município interiorano pela verdadeira proprietária. Aos guardas municipais, que fizeram contato com ela, foi dito que multas estavam chegando em sua casa, sem que ela nunca tivesse vindo ao litoral paulista.

De acordo com a GCM, o veículo estava estacionado em frente ao convento do bairro São Francisco e havia sido adquirido por um pescador da região há um mês. Em depoimento, o pescador afirmou que comprou o veículo na chamada “Feira do Rolo”, que acontece aos domingos, em Caraguatatuba.

Na oportunidade, a vítima alegou ter efetuado um pagamento de R$ 10 mil reais à vista e que em 10 dias entregaria o restante do veículo comprado por R$ 20 mil. Ele disse ainda que tentou fazer contato com o vendedor após os 10 dias combinados para realizar o restante do dinheiro, porém, sem sucesso.

Em contato com a GCM, o delegado do 1º Distrito Policial, Vanderlei Pagliarini, disse que a clonagem foi feita por profissionais e que detalhes apenas denunciavam a ação. “Trocaram os vidros e remarcaram os números com aço. Lixaram, preencheram e remarcaram o chassi, assim como a numeração continha apenas um dígito diferente ao documento de 2015”, explicou Pagliarini.

O comandante da GCM, Edgar Celestino, alertou aos usuários quanto a compra de veículos e bens através de redes sociais e feiras. “É a segunda vez em menos de um mês que apreendemos um veículo clonado que foi comprado nessa feira. É fundamental que o comprador, antes de efetuar qualquer negócio, cheque as informações do veículo, faça uma busca com relação aos documentos, para que não venha a ter esses problemas no futuro”, disse.

Primeira Apreensão

Em uma ação no dia 26 do mês passado, a GCM em conjunto com o COI apreendeu um veículo Volkswagem Gol, no bairro do Varadorouro, região central, também por clonagem. A apreensão foi possível devido a câmera conveniada com o sistema “Detecta”, identificar, registrar a placa do veículo e emitir um sinal ao COI sobre a irregularidade.

Fonte e foto: Prefeitura de São Sebastião

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: