Feira Literária de Ilhabela inicia atividades hoje

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura e Fundaci, abriu hoje, 18, a primeira das quatro mostras da Feira Literária de Ilhabela, no Centro Cultural da Vila. O evento, que acontece entre os dias 18 e 23 de abril, das 9h às 18h, traz como atrações: contação de histórias, exibições de filmes e lançamento e trocas de livros.

A abertura oficial contou com a presença de alunos, professores, autoridades e moradores que prestigiaram a apresentação da Orquestra Jovem de Ilhabela, sob a regência do maestro Victor de Souza, que encantou os presentes com músicas consagradas no cenário brasileiro.

O secretário de Cultura, Nuno Gallo, que representou o prefeito Márcio Tenório durante a cerimônia, ressaltou a importância da Feira Literária: “Quem lê qualquer tipo de obra, não é o mesmo depois de o ler. Onde houver pontos de desigualdades, vamos combater com a cultura”, afirmou. Gallo evidenciou ainda o esforço da gestão em resgatar a feira. “Fizemos questão de trazer a Feira Literária de Ilhabela pela sua importância na contribuição da cultura. Além disto, resgatamos a quantidade de três edições anuais, e criamos a quarta”, destaca.

Para a diretora pedagógica do ensino fundamental I, Lídia Anita (que representou a secretária de Educação, Stella Salinas), a feira trará aos participantes um retorno positivo. “A investidura em conhecimento nunca é demais. A Feira Literária vai possibilitar a porta de entrada para um mundo de imaginação do leitor”, disse a diretora.

Já a aluna da Escola Municipal Professora Mércia do Nascimento Dias, Bárbara Garcez, diz estar muito contente em poder participar da feira com seus colegas. Ela e outros alunos acompanharam a cerimônia e se entretiveram com as atrações apresentadas. Também estavam presentes os alunos da Escola Municipal Professora Ophelia Reale Montanhesi.

Durante a cerimônia de abertura o autor e ilustrador Leandro Passos lançou o livro “A fuga dos bichos”. A obra tem como objetivo contribuir com a cultura literária, preocupando-se e valorizando a relação humana e de respeito aos animais. “O intuito é de estimular a criança a ler e que seus pais também possam interagir com o assunto retratado”, diz Passos. O autor estará durante toda a feira autografando exemplares do livro que, posteriormente, serão apresentados nas bibliotecas da cidade através da contação de histórias.

Os presentes, além de assistirem à apresentação da Orquestra Jovem de Ilhabela, e de prestigiarem o lançamento do livro “A fuga dos bichos”, puderam se entreter com o primeiro espetáculo do dia: a contação de histórias, feita pela escritora Kiara Terra.

A feira proporciona ainda a possibilidade de adquirir livros de todas as áreas por preços acessíveis, há exemplares acima de R$5,00.

A Feira Literária de Ilhabela é promovida conjuntamente com o auxílio do projeto Pontos MIS (Museu de Imagem e Som), que é um programa de circulação e difusão audiovisual cujo propósito é promover a formação de público e a circulação de obras do cinema.

Também estavam presentes durante a cerimônia de abertura os vereadores Anísio Oliveira e Thiago Souza Santos; os secretários Paulo César Mathias (Serviços Municipais), Ricardo Fazzini (Turismo) e Edilson César dos Santos (Adjunto de Cultura), além do diretor executivo da Fundação Arte e Cultura de Ilhabela, Cristian Mikalauskas e da diretora das bibliotecas públicas municipais, Rosa Maria Alves.

O Centro Cultural da Vila fica na avenida Pedro de Paula Moraes, nº 139, na Vila.

Confira a programação completa da feira:

19/04 – Quarta-feira

9h30 – Contação de histórias: Sherazade conta lendas indígenas

14h30 – Contação de histórias: Sherazade conta lendas indígenas

16h – Filme “A fuga das Galinhas” – Classificação livre (Pontos MIS)

18h – Filme “As aventuras de Tontim” – Classificação livre (Pontos MIS)

20/04 – Quinta-feira

9h30 – Contação de histórias: Sherazade conta lendas indígenas

14h30 – “A última de Gilgamesh” com os contadores de história Pés no Chão

16h – Filme “As aventuras de Tintim” – Classificação livre (Pontos MIS)

18h – Filme “A fuga das Galinhas” – Classificação livre (Pontos MIS)

21/04 – Sexta-feira

10h – Oficina de Origami com a Equipe da Biblioteca

12h – Contação de histórias “O Estranho Caso do Livro Sem Fim”, com José Robson

14h – Filme “A fuga das Galinhas” – Classificação livre (Pontos MIS)

16h – Contação de histórias “Boitatá e a chave de ouro”, com José Robson

18h – Contação de histórias “O Estranho Caso do Livro Sem Fim”, com José Robson

22/04 – Sábado

10h – Oficina de Origami com a Equipe da Biblioteca

12h – Filme “A fuga das Galinhas” – Classificação livre (Pontos MIS)

15h – Oficina “Bonecas de nós”, com Tatá Vassoler, arte educadora de formação popular

17h – “A última busca de Gilgamesh” com os contadores de história Pés no Chão

23/04 – Domingo

10h – Oficina de Origami com a Equipe da Biblioteca

14h – Filme “As aventuras de Tintim” – Classificação livre (Pontos MIS)

16h – Oficina “Bonecas de nós”, com Tatá Vassoler, arte educadora de formação popular

Fonte: Prefeitura de Ilhabela

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: