Em pouco mais de uma semana, “Operação Praia Limpa” retira 400 kg de lixo em Ilhabela

São mais de 15 funcionários trabalhando até o final de fevereiro; 95% da mão de obra é local 

O projeto “Operação Praia Limpa” iniciou as suas atividades na última semana e resultados importantes já foram alcançados em Ilhabela. A equipe começou o trabalho com blitz e distribuição de sacolinhas oxibiodegradáveis e folders educativos na entrada da balsa, na Barra Velha, no trânsito e também nas praias e cachoeiras.

Dentre as atividades propostas pelo projeto estão os mergulhos realizados nos píeres do Perequê e Praia da Pedra do Sino para a retirada de lixo submarino. A equipe recolheu quatro pneus, cadeiras de praia, latas, garrafas, óculos, entre outros.

“Também realizamos mutirões de limpeza nas praias Ilha das Cabras, Oscar, Feiticeira e Praia Grande, além das cachoeiras da Água Branca e da Toca, no Reino, e com atividades simultâneas, como a embarcação de apoio, que distribui sacolas retornáveis para barcos.

A embarcação retirou mais de 400 kg de lixo do mar, como latas, garrafas, brinquedos, embalagens em geral, isopor, chinelos, entre outros”, explicou o diretor do projeto “Operação Praia Limpa”, Rogério Vieira Lima Muniz.

Para auxiliar a coleta dos resíduos foram disponibilizadas 28 lixeiras em pontos específicos nas entradas das praias.

“Todo esse montante recolhido mostra a importância de uma ação de limpeza, mas o importante é que as pessoas se conscientizem de que o descarte adequado é essencial para que tenhamos uma ilha ecologicamente saudável. A ação depende de todos”, destacou o prefeito Márcio Tenório.

Este é o oitavo ano consecutivo do projeto no arquipélago. São mais de 15 funcionários trabalhando até o final de fevereiro, e 95% da mão de obra é local.

Toda a equipe do “Operação Praia Limpa” percorre o arquipélago de Ilhabela uniformizada, seja por terra ou mar, abordando os usuários das praias e distribuindo o material que explica sobre o correto armazenamento do lixo produzido e os pontos de coleta.

Há, também, a tradicional distribuição de sacolinhas oxibiodegradáveis, além de folders educacionais. Tambores e lixeiras seletivas serão disponibilizados e instalados nas saídas das praias e entradas das cachoeiras para o despejo dos resíduos, auxiliando o destino final da coleta. Outra ação do “Operação Praia Limpa” é a distribuição de mudas de plantas nativas de reflorestamento, de brindes e sacolas retornáveis ecológicas.

Mais informações no portal: www.operacaopraialimpa.com.br.

Foto: Divulgação

Fonte: Prefeitura de Ilhabela

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: