Coluna Ortoplan: Está pensando em colocar implantes dentários? Saiba tudo antes de tomar a sua decisão!

👉O que são os Implantes Dentários❓

21074109_1390686587719556_2123805320_nOs Implantes são raízes artificiais de titânio (metal com excelente biocompatibilidade) que se colocam no osso criando uma base sólida. Os Implantes Dentários foram, sem dúvida, um dos grandes avanços na área de reabilitação e saúde Oral.

Devem ser criteriosamente usados para que a sua taxa de sucesso seja alta. Por outro lado nunca nos devemos esquecer que, sendo uma solução fantástica para quando já não há dente ou quando este está irremediavelmente perdido, não devem ser usados enquanto não se esgotarem todas as possibilidades de preservar o dente ou dentes naturais.

👉Para que servem❓

Os Implantes Dentários vão restituir a função e a estética, repondo dentes em falta sem necessidade de tocar nos dentes naturais vizinhos. Este ponto é uma enorme vantagem em relação às técnicas de prótese fixa tradicional na qual a ancoragem é feita, não no osso, como no caso dos implantes, mas nos dentes naturais vizinhos que têm por isso de ser desgastados (o que é de evitar principalmente se temos boas condições ósseas).

👉Vantagens dos Implantes Dentários

➡Preservar o osso

Quando se faz uma extração dentária não perdemos só o dente: a partir do momento da extração tem início um processo de reabsorção óssea que tem consequências funcionais e estéticas muito marcadas, podendo mesmo ser dramáticas (principalmente quando estão envolvidos vários dentes).

Quando colocamos um implante vamos desacelerar ou mesmo impedir essa reabsorção .

➡Diminuir a sobrecarga nos dentes remanescentes

À medida que se vão fazendo extrações os dentes remanescentes são obrigados a suportar as forças mastigatórias dos dentes em falta sofrendo por isso uma sobrecarga importante que vai determinar uma diminuição da sua sobrevida. Ao repormos os dentes em falta com Implantes estamos a reverter este processo.

➡Vantagens dos Implantes Dentários em relação à Prótese Removível:

Quem tem uma prótese removível sabe o quanto melhor é ter uma estrutura fixa, que é integrada como própria (e nunca como um corpo estranho), não tem ganchos inestéticos, tem perfeita estabilidade e uma eficácia mastigatória muito superior. Por outro lado há o efeito psicológico: quem tem uma prótese que envolva os dentes mais visíveis sabe a tristeza que é ver-se desdentado cada vez que tira a prótese para a limpar ou dormir.

Reabilitando com prótese fixa (quer sobre implantes quer sobre dentes naturais) isto já não acontece e a pessoa já não se vê desdentada. Há ainda a referir o efeito “dominó” que as próteses removíveis muitas vezes têm, ao cariarem os dentes que suportam os ganchos o que, ao longo dos anos, vai fazer com que haja extrações que seriam evitáveis.

➡Taxa de Sucesso e Contraindicações

Hoje em dia e, desde que a cirurgia seja efetuada por cirurgião experiente usando Implantes que lhe ofereçam boas garantias de qualidade, os implantes têm uma taxa de sucesso muito elevada (variando dos 95 aos 99%).

Há, no entanto, fatores que diminuem esta taxa de sucesso, podendo mesmo ser contraindicações à colocação de implantes:

  • Doenças sistémicas graves
  • Pacientes submetidos a radioterapia da zona
  • Diabetes não controlada
  • Idade: crianças e jovens até aos 16-18 anos (temos que aguardar o fim do desenvolvimento ósseo)
  • Gravidez
  • Tabaco: diminui a taxa de sucesso, principalmente nos grandes fumadores (1 a 2 maços dia)
  • Doença Periodontal não controlada. etc…

 ➡Manutenção

O sucesso em longo prazo dos Implantes, tal como dos restantes tratamentos dentários, depende de uma boa higiene oral e é importante que a pessoa perceba o vital que o seu papel é nesta área.

Para, além disso, o paciente deverá vir a consultas de revisão de 6 em 6 meses ou, máximo de ano a ano.

Responsável técnica: Dra. Lúcia Helena Serrano Velasque Lio – CROSP 47.923.

> A Dra. Lúcia Helena S. Velasque Lio atende na clínica Ortoplan, localizada na Rua Conceição, 567, Ubatuba-SP (Rua da Santa Casa, na altura do terminal Verde Bus próximo da Planstel). Mais informações pelo telefone (12) 3833-9642.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: