Coluna Ortoplan – Check-up odontológico: a prevenção é o melhor remédio

Essa conduta pode evitar várias doenças e complicações relacionadas ao nosso corpo, incluindo o universo bucal. A melhor forma de se prevenir e saber como está a saúde é realizar um check-up, que consiste em uma bateria de exames executados por especialistas. Infelizmente no Brasil, a prática do check-up não é muito comum, geralmente as pessoas só procuram um especialista quando já estão com algum problema.25395586_1493815654073315_1446376203_n

Muitos acreditam que apenas escovar os dentes, passar o fio dental e usar um enxaguante bucal é o suficiente. De fato, essa prática é importante, mas as visitas ao dentista regularmente é fundamental, pois só o especialista sabe identificar as reais necessidades do paciente.

Determinadas doenças graves, como anemia, leucemia e até mesmo sífilis, podem se manifestar dando seus primeiros sinais na região bucal. Por isso examinar a língua, os lábios e a gengiva periodicamente é tão importante quanto prestar atenção em qualquer outra parte do corpo. Ao primeiro indicativo de algo errado, é preciso procurar um dentista que fará uma avaliação e, se necessário, encaminhará para um estomatologista, um especialista em doenças bucais

Da incômoda afta ao temido câncer, são várias as doenças que afetam o seu sorriso e sua saúde bucal.  De acordo com pesquisas, bactérias acumuladas devido à má higienização bucal podem migrar através da saliva para o estômago e se espalhar pela corrente sanguínea, afetando dessa forma, as artérias coronarianas – responsáveis por fornecer sangue ao músculo cardíaco e causar infarto.

Essas pesquisas revelam também que pessoas com deficiência em higiene oral ainda podem evoluir, em casos graves para uma septissemia – infecção generalizada ou ainda, parto prematuro e bebês com baixo peso, pneumonia bacteriana,etc.

A dentista Lúcia Lio explica que esta consulta precisa ser feita regularmente, cerca de 6 em 6 meses. “Esta indicação é feita a fim de detectar doenças em fase inicial como cárie ou infecções gengivais, possibilitando um tratamento menos agressivo”.

O check-up pode ser feito pelo seu dentista tanto com instrumentos convencionais como sonda e espelho, ou com o uso de câmera digital intraoral que aumenta em até 50x a imagem.

Responsável técnica: Dra. Lúcia Helena Serrano Velasque Lio – CROSP 47.923.

> A Dra. Lúcia Helena S. Velasque Lio atende na clínica Ortoplan, localizada na Rua Conceição, 567, Ubatuba-SP (Rua da Santa Casa, na altura do terminal Verde Bus próximo da Planstel). Mais informações pelo telefone (12) 3833-9642.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: