Centro de Aleitamento Materno de São Sebastião inicia campanha de doação de leite materno

O Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (CIAMA) está realizando uma campanha de doação de leite para o “Banco de Leite Humano”. O CIAMA alerta que está com o estoque baixo e por isso convida todas as mães que estão amamentando para fazer a doação.

De acordo com a Secretaria de Saúde (SESAU), os funcionários vão até as casas das interessadas na doação, onde são fornecidas orientações e os vidros para o armazenamento do leite, além de preenchimento de ficha de cadastro da doadora com informações de exames de rotina realizados no pré-natal, se ela não tiver estes exames os funcionários podem fazer o colhimento.

Depois que as mães fazem a retirada do leite, o CIAMA se dispõe a buscá-lo. A avaliação da possibilidade de doação ou não pelas lactantes, é feita pelos próprios funcionários na visita de reconhecimento da doadora.

Banco de Leite Humano de São Sebastião

O “Banco de Leite Humano de São Sebastião” existe há mais de 20 anos e é o único em funcionamento no Litoral Norte Paulista, ele atende o Hospital de Clínicas de São Sebastião (HCSS), a Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal de Caraguatatuba e o Hospital Mário Covas de Ilhabela.

O leite humano pasteurizado no banco de leite depende unicamente da doação de mães que estão amamentando. As doações são encaminhadas principalmente aos bebês prematuros e com baixo peso. O leite doado passa por um processo de pasteurização no “Banco de Leite” para que posteriormente possa ser fornecido com segurança aos recém-nascidos.

Segundo a nutricionista e responsável técnica pelo “Banco de Leite”, Cláudia Lopes Felix, as doações são muito importantes. “O leite materno salva vidas, além de ser o alimento mais importante para o recém-nascido. Também é importante ressaltar que a doação não atrapalha em nada a oferta de leite materno para o bebê da doadora, pelo contrário, quanto mais a mãe retira, mais ela produz”, disse ela.

Serviço: Para doar é só entrar em contato com o CIAMA pelo telefone 3891-4959 ou 3891-4957.

Fonte: Prefeitura de São Sebastião

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: